martes, 26 de febrero de 2008

Por quê IGREJA APOSTÓLICA CATÓLICA ANTIGA (IACA-BRASIL)??!!??!!


Por quê IGREJA APOSTÓLICA CATÓLICA ANTIGA (IACA-BRASIL)??!!??!!
Por: Mons. Revmo. Nelson Magalhães da Costa Filho+
Arcebispo Eleito e Núncio Apostólico
Arquidiocese de São Paulo e Todo o Brasil
Vicariato Episcopal no Brasil da

"Iglesia Católica Apostólica Antigua del Río de la Plata"

(ICAARP) - Uruguay
Comunidade Católica Antiga São Francisco de Assis
São Paulo - SP - BRASIL
26/02/2008 AD.

Infindas e inúmeras são em nosso país (Brasil) os nomes eclesiais das muitas denominações cristãs (católicas e/ou protestantes) e não-cristãs, e das semi ou pseudo-cristãs. É certamente por demais espantoso, assombroso esse "mercado" competitivo (?) religioso!!!
Ao longo dos anos temos constatado em solo pátrio milhares de "pastores" e "padres" picaretas, que se autodenominam detentores e até "proprietários" da divindade, manipulando as inocentes massas, aliás, as de menor classe: pobres, miseráveis - oprimidos por este nosso sistema político e social neoliberal imperial.
Inúmeras são também as muitas igrejas "católicas", que, se, analisadas em profundidade e essência, nada têm do carisma e valor da autenticidade apostólica, cristã, católica. Haja visto as várias ramificações dissidentes da ICAB (Igreja Católica Apostólica Brasileira), que com o passar dos anos vieram depreciar e amargar as "igrejas católicas nacionais independentes"; algumas se autoproclamam "vétero-católica" ou "católica antiga". O que sabemos, todavia, é que na década de 1930 tentou-se fincar, estabelecer um veterocatolicismo nacional, mas que com o passar de poucos anos, infelizmente, essa planta não amadureceu e acabou findando-se por definitivo.
Quando se fala ou argumenta, ou até mesmo alguém proclama alguma "vétero-católica" no Brasil, logo imediatamente em algumas mentes já mencionam: "mais uma dissidência da ICAB!".
Há não muito tempo uma igreja vétero-católica lusitana, de genuína tradição incontestável, sob o governo de Dom Antonio Raposo, tentou estabelecer-se no Brasil, no nordeste do país, mas os resultados logo malograram.
Porisso, nossa história é diferente, nossa igreja é diferente, nossos caminhos e, os caminhos da Iglesia Católica Apostólica Antigua del Río de la Plata - ICAARP, do Uruguay, sua história, esta Igreja, sua trajetória ascendente e descendente, certamente tiveram razões e passados diferentes, de contextos e realidades que diferenciam do das outras ramificações.
Somos uma parte do autêntico, genuíno caráter apostólico da Una, Santa, igreja católica, da Tradição de Utrecht (Holanda), portanto verdadeiros vétero-católicos.
Sua Graça e Beatitude Monsenhor +++Dom Sebastián Camacho Bentancur, possue a autoridade apostólica e Sucessão Legítima incontestável.
Porisso, nessa transparente essência e realidade, faço-vos saber a todos os irmãos: ao tentarmos fazer renascer das cinzas, assim como Fênix, o verdadeiro, real veterocatolicismo brasileiro, autóctone, legítimo; antecipo-lhes com sobriedade e sob as bençãos de nosso Patriarca +++Dom Sebastián, o NOME e as RAZÕES reais, da já igreja brasileira: "IGREJA APOSTÓLICA CATÓLICA ANTIGA - BRASIL", denominada IACA - Brasil.
Do nome: para que possua uma marca e diferenciação em 180 graus, de todas as demais outras brasileiras existentes.
Das razões: para que não confunda todas as mentes; para que venhamos obter a respeitabilidade na transparência e tenhamos credibilidade junto às demais outras igrejas sérias, e consideração junto também à Igreja Romana do Brasil.
O nome poder-se-á ser oficial ou não, então coloco os supracitados à disposição e à apreciação de críticas positivas ou não junto a todos os demais clérigos que compõem-se à ICAARP-SEDE: Uruguay; certamente, primeiramente junto à Sua Beatitude e Patriarca de nossa respeitável igreja, +++Dom Sebastián Camacho Bentancur.
Sem mais para o momento, e à disposição de todos os irmãos, submisso à Suprema Autoridade Episcopal, agradeço em muito a oportunidade aqui redigida a vós outros.
Cordial e fraternalmente, em Cristo e Maria Theotokos.

Mons. Nelson+